Nome da Atividade: Construção de Sólidos Geométricos com Palitos e Massinha

AUTORA
Professora Manoela Wagner, quarto ano

Objetivo:

Reforçar o conhecimento dos alunos sobre os sólidos geométricos (arestas, vértices e faces) por meio de uma atividade prática e lúdica.
Materiais Necessários (por grupo):

- Palitos de sorvete e/ou palitos de churrasco

- Massinha de modelar (ou argila)

- Régua (opcional)

- Ficha com imagens e nomes dos sólidos (cubo, pirâmide, paralelepípedo, tetraedro, etc.)
Desenvolvimento da Atividade:

1. Divisão em grupos: Organize os alunos em grupos de 3 a 5 pessoas.

2. Escolha dos sólidos: Cada grupo escolhe ou recebe um sólido geométrico para construir. Pode-se começar com os mais simples (como cubo ou tetraedro) e depois passar para os mais complexos.

3. Construção:

- Os palitos representarão as arestas.

- As massinhas serão usadas nos vértices, para unir os palitos.

- Oriente os alunos a montar os sólidos em uma superfície plana, medindo as arestas para manter a proporção.

4. Observação guiada: Após a montagem, cada grupo deve:

- Contar e anotar o número de vértices, arestas e faces.

- Identificar o tipo de cada face (triângulo, quadrado, etc.).

- Comparar com o conteúdo visto na explicação.

5. Apresentação: Cada grupo apresenta seu sólido e compartilha o que aprendeu.

6. Reflexão final (em roda ou escrita):

- Como a construção ajudou a entender melhor os sólidos.

- Foi fácil visualizar vértices, arestas e faces.


Avaliação:

Avalie a participação, a construção dos sólidos e a capacidade de relacionar os elementos geométricos com a atividade prática.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leitura Compartilhada – Ampliando o Vocabulário e a Cultura

“Do Marcador ao Desafio: Números Romanos em Ação”