Nome da Atividade: Construção de Sólidos Geométricos com Palitos e Massinha
AUTORA
Professora Manoela Wagner, quarto ano
Objetivo:
Reforçar o conhecimento dos alunos sobre os sólidos geométricos (arestas, vértices e faces) por meio de uma atividade prática e lúdica.
Materiais Necessários (por grupo):
- Palitos de sorvete e/ou palitos de churrasco
- Massinha de modelar (ou argila)
- Régua (opcional)
- Ficha com imagens e nomes dos sólidos (cubo, pirâmide, paralelepípedo, tetraedro, etc.)
Desenvolvimento da Atividade:
1. Divisão em grupos: Organize os alunos em grupos de 3 a 5 pessoas.
2. Escolha dos sólidos: Cada grupo escolhe ou recebe um sólido geométrico para construir. Pode-se começar com os mais simples (como cubo ou tetraedro) e depois passar para os mais complexos.
3. Construção:
- Os palitos representarão as arestas.
- As massinhas serão usadas nos vértices, para unir os palitos.
- Oriente os alunos a montar os sólidos em uma superfície plana, medindo as arestas para manter a proporção.
4. Observação guiada: Após a montagem, cada grupo deve:
- Contar e anotar o número de vértices, arestas e faces.
- Identificar o tipo de cada face (triângulo, quadrado, etc.).
- Comparar com o conteúdo visto na explicação.
5. Apresentação: Cada grupo apresenta seu sólido e compartilha o que aprendeu.
6. Reflexão final (em roda ou escrita):
- Como a construção ajudou a entender melhor os sólidos.
- Foi fácil visualizar vértices, arestas e faces.
Avaliação:
Avalie a participação, a construção dos sólidos e a capacidade de relacionar os elementos geométricos com a atividade prática.
Professora Manoela Wagner, quarto ano
Objetivo:
Reforçar o conhecimento dos alunos sobre os sólidos geométricos (arestas, vértices e faces) por meio de uma atividade prática e lúdica.
Materiais Necessários (por grupo):
- Palitos de sorvete e/ou palitos de churrasco
- Massinha de modelar (ou argila)
- Régua (opcional)
- Ficha com imagens e nomes dos sólidos (cubo, pirâmide, paralelepípedo, tetraedro, etc.)
Desenvolvimento da Atividade:
1. Divisão em grupos: Organize os alunos em grupos de 3 a 5 pessoas.
2. Escolha dos sólidos: Cada grupo escolhe ou recebe um sólido geométrico para construir. Pode-se começar com os mais simples (como cubo ou tetraedro) e depois passar para os mais complexos.
3. Construção:
- Os palitos representarão as arestas.
- As massinhas serão usadas nos vértices, para unir os palitos.
- Oriente os alunos a montar os sólidos em uma superfície plana, medindo as arestas para manter a proporção.
4. Observação guiada: Após a montagem, cada grupo deve:
- Contar e anotar o número de vértices, arestas e faces.
- Identificar o tipo de cada face (triângulo, quadrado, etc.).
- Comparar com o conteúdo visto na explicação.
5. Apresentação: Cada grupo apresenta seu sólido e compartilha o que aprendeu.
6. Reflexão final (em roda ou escrita):
- Como a construção ajudou a entender melhor os sólidos.
- Foi fácil visualizar vértices, arestas e faces.
Avaliação:
Avalie a participação, a construção dos sólidos e a capacidade de relacionar os elementos geométricos com a atividade prática.
Comentários
Postar um comentário