Postagens

“Do Marcador ao Desafio: Números Romanos em Ação”

Imagem
AUTORA Professora Manoela Wagner, quarto ano Objetivo Compreender e utilizar os números romanos, relacionando-os com os números indo-arábicos por meio de atividades lúdicas que reforcem a aprendizagem. Código da BNCC EF04MA03 – Ler, escrever e comparar números naturais até a ordem das centenas de milhar, estabelecendo relações entre os diferentes agrupamentos do sistema de numeração decimal e reconhecendo regularidades em sequências numéricas.

Leitura Compartilhada – Ampliando o Vocabulário e a Cultura

Imagem
AUTORA Professora Manoela Wagner, quarto ano Os alunos do 4º ano levaram livros para casa para realizar a leitura individual. Após esse momento, cada aluno compartilhou seu entendimento da história com os colegas, apresentando os principais acontecimentos, personagens e ensinamentos adquiridos. Esse processo permitiu que todos conhecessem diferentes narrativas e ampliou o repertório literário da turma.

Trabalhando Frações de forma interativa

Imagem
AUTORA Professora Rosangela Ferreira dos Santos, 5º ano Para exemplificar de forma mais concreta, as frações, foi trabalhado de forma lúdica, o conceito e a partes. O 5º ano da Escola Rural Municipal dos Colonizadores, em Irati, desenvolveu com os educandos uma prática concreta para a construção do conceito do que é fração. A professora Rosangela Ferreira dos Santos destaca que torna-se mais abrangente a compreensão de determinados conceitos matemáticos quando é proporcionado aos educandos a participação efetiva na construção do conhecimento, fazendo parte da construção do todo.